sábado, 24 de dezembro de 2011

Essa inesquecível alguma coisa e essa Arósio...

Como Esquecer - Malu de Martino (Dir.)


Ana Paula Arósio

 Acabo de ver o filme Como Esquecer, realizado por Malu de Martino e protagonizado por Ana Paula Arósio, Murilo Rosa, entre outras estrelas bonitas e boas.

Data esta película de 2010 e, tendo-a eu visto agora, com o 2011 quase a desaparecer na ampulheta voraz de Mr. Cronos, não posso deixar de pensar que é uma pena existir ainda um hiato temporal tão demasiado entre as (fantásticas) produções culturais do Brasil e o nosso País. Seja na vertente discográfica, livresca, cinematográfica, continuamos a ver mais tarde o que nos poderia satisfazer, embelezar, lançar em aventura mais cedo. E dizei-me, leitorado astuto, que não é essa a sublime ambição (será que é, sequer, ambição, e não apenas uma tensão, ou pulsão, apenas, apenas?...) da arte, a de exactamente nos lançar em aventura?

O filme: belo. Uma realização impecável, a meu literal ver, e uns actores em ponto de rebuçado. Muito bons, muito convincentes, senti-me na sua sala, na praia, no seu meio. A Ana Paula Arósio, em particular, fascina. Extrema delicadeza e acutilância na condução de Júlia, uma professora Universitária de Literatura que acaba de perder um grande amor.

"O que será o contrário do amor?", pergunta-se Júlia. E entre amores e o seu contrário e o haver-se consigo de cada personagem nessa jorna de desconforto, confronto e redenção que impera no Amor e no seu "contrário", eis-nos sem dar pelo tempo passar e a desejar, como os protagonistas do filme, alguma coisa. E essa tão imprecisa quanto espessa, coesa e intangível "alguma coisa", essa toda "alguma coisa" vigora e vence neste filme corajoso, moderno, e certamente intemporal.

A ver, e rever, e apaixonar.

1 comentário:

Pagu disse...

Belissímo filme, estupenda a descrição do mesmo pela mega Tamborim.

Filme imperdível, tal como este blog.