segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ouro

Gil Scott-Heron - I'll take care of you (Brook Benton)





À procura do sol  (Fotos de Zim)

Às vezes acontece-me andar pelo bairro à procura do sol. Lembro-me que nos meus tempos de escola tinha a pancada ocasional de procurar com a excitação dos iniciados o destino das ruas. Onde vai dar aquela rua? Toda uma imensidão, todo um desvelamento. Hoje sorrio e, ainda mais, naquilo que me sinto intacta.

Mas isto para dizer que a demanda do sol traz sempre, como aliás qualquer demanda, outras descobertas e outros devaneios. Penso que há momentos, momentos de que me lembro, e que talvez não sejam raros mas serão, sem dúvida, preciosos, em que me sinto mais perto de Lisboa, desta cidade que teimo em dizer que não amo - por ser verdade. Será, contudo, uma empatia que se emana do sol e segreda na sombra das suas pedras caladas, sobretudo quando há algum silêncio e a urbe pisca o olho a um bucolismo imaginado quando, por exemplo num Domingo, se ouvem melhor os pássaros e as copas das árvores parecem cintilar num ouro eufórico e agigantado na ausência de gentes. Então imagino que talvez nos tornemos empáticas, eu e a cidade, por aqui nos condenarmos nesta mútua contemplativa presença: ela presa ao Tejo, onde mal se espelha, eu adiada nas suas margens.

Depois a voz do centro da Terra ou dos mistérios ingentes dos buracos negros do Espaço do Gil Scott-Heron, a dizer que ficará tudo bem. Interessei-me pela sua música maravilhosa poucos dias antes de falecer. Continuo fascinada e comovida pela  fantástica vitalidade que brota dela, dele. Confiram a faixa e deixem-se arder.

Como viajaríamos se não fosse a arte, e para onde?

3 comentários:

Pagu disse...

Adorei o post, sinceramnete. Estás a habituar mal os teus estimados e fieis leitores.

Lisboa é uma cidade linda, fácil de amar, pela beleza, pelas curvas, colinas, vistas que de um moneto para o outro nos espreitam entre prédios,largos e travessas.

Lisboa tem mil encantos, nem fazendo acordos com o Tempo, como canta Caetano, chegariamos a descobrir quantos.

Para mim, achem ou não estranho, Lisboa só é superada pelo Rio de Janeiro. Mas Florianópolis também está no pódio....rsrs

Lady Lamp disse...

Este mood é perfeito. É aquele que me faz ficar sentada sem pensar em mais nada senão na liberdade das gaivotas. E sim, se não fosse a arte, estaria sempre quieta, fechada no mesmo sítio. :)*

Tamborim Zim disse...

Tb vi gaivotas!
Beijinhos e grat aa ambas, com azuis, ainda q frios, da capital!