quarta-feira, 14 de março de 2012

Outros Frutos

Luísa Ribeiro, Outros Frutos

Não é todos os dias que se tem uma amiga poeta, nem uma amiga poeta de uma Ilha entre ilhas, rodeada de versos por todos os lados, sem exceção. Não é ainda, todos os dias, que temos a graça de, ao chegar a casa, termos no correio um presente esplêndido dessa amiga: um livro seu. E muito menos é coisa de todos os dias termos uma amiga poeta, que pontua uma Ilha entre ilhas, que nos envia um livro seu e cujo livro recebe este nome tão refrescante quanto definitivo: Outros Frutos.

A acrescentar a toda esta factologia abençoada, leitores sem preço, a beleza, a textura, o tato, o sabor destes Outros Frutos - pura vida, pura artéria para lá de alegórica, pura carnalização da metáfora. Claro que Emilio Ballesteros e Nuno Júdice procuraram, nos seus belos textos introdutórios à obra, respetivamente prefácio e prólogo, explicar, apresentar, etcetritar. Mas convenhamos, aqui entre nós que ninguém nos lê (sic): não há hemernêutica mais afinada, análise mais fidedigna nas suas díspares possibilidades, como as que se urdem no silêncio do humilde leitor, na sua intimidade com os textos, na sua navegação solitária pelo mar do poema. Há alguma coisa de perdição e de apoteose salvífica nesse acontecer de co-criação entre quem concebe e cria e o que, lendo, cria também, e se sente movido. E dá-se aí a criação invisível, e muito dificilmente transmissível, por essa razão - o filamento misterioso do imaginário daquele que frui e que, ao fazê-lo, origina - o quê?

E eu fruí, e muito, os frutos desta paz-paixão quente de sol, que data do ano de 2005. A publicação, bilingue, é da Dauro, uma editora de Granada.

Escutem, vem das águas:

Nove

O vento empurra-te para mim, transformado em
folhas caídas - escrita anónima do tempo.
É Outono. O pátio está já carregado de ti.
E o meu corpo recebe-te, enquanto viajo, ao som do
tango que estremece na escuridão dos teus olhos.


Luísa Ribeiro, Outros Frutos, p. 45.

Mais informações sobre esta poeta de Angra de Heroísmo, perdão, do Cosmos, em:
 http://www.prahoje.com.br/bill/?p=401

http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/comunidades/?k=Sobre-OUTROS-FRUTOS-de-Luisa-Ribeiro.rtp&post=24090

http://miragatos.blogspot.com/2005/05/texto-de-apresentao-aos-outros-frutos.html

http://umabismo.blogspot.com/

Sem comentários: