sábado, 10 de março de 2012

Sem fôlego

Filipe Catto - Adoração (Filipe Catto)

Filipe Catto - Gardênia Branca (Filipe Catto)

Filipe Catto - 2 Perdidos (Dadi/Arnaldo Antunes)

Pus a aparelhagem a tocar à espera de ouvir a minha nova paixão musical em CD, o RealEyes do meu amado Gil Scott-Heron, quando me sai, de surpresa, uma voz muito diferente dessa do brilhante Gil. Uma voz muito clara, cristalina, uma inquebrantável força e fonte de elegância e onde a dramaticidade da música escorre cénica, vaporosa, vermelha, naquela intocável soberba da beleza maior. Fui ver: Filipe Catto. Um menino de Porto Alegre, nos alegres "suis" do grande Sul.

Fico mais uma vez, mais uma vez de muitas outras vezes, emocionada e orgulhosa, de um orgulho sem Pátria mas do coração, com a fabulosa e inacreditável capacidade de gerar talentos da MPB - irrefreável, vital, vitalícia, caramba! Que bom, boníssimo.

E boníssimo Filipe. Um Oscar Wilde moderno, como já li; diria antes um Dorian Gray. Belo, teatral, encantatório. Não há palavras para descrever a maravilha do seu canto. Amorável, mar, sabem, pensem em coisas fortes e diáfanas, embebam-se em romance e podem deitar-se a imaginar. Mas melhor será escutá-lo. Deixo três exemplos deste disco que domina, imperial, a "vitrola" aqui de casa: Fôlego. Ainda bem que a Mana trocou o disco e pude, assim, rechear-me com uma nova estupenda supresa.

E não posso parar de ouvir esta voz tremenda, tremeluzente, aquosa e sem sexo. Talvez desse inefável sexo dos anjos.

4 comentários:

ALI disse...

Fiquei cheia de curiosidade! Agora aqui o gajo não tem pio...tenho de ouvir amanhã no trabalho!

Tamborim Zim disse...

Mas sim! Espero que gostes:)

Pagu disse...

Sublime apreciação deste Filipe que promete dar que falar.

Ouvi a primeira faixa e fiquei rendida. Há ali a alma de Elis, a sensibilidade de Cazuza, o samba de Vera Cruz e talento a rodos numa andrógenia de fazer crescer água na boca.

Para ouvir, sentir e ter a certeza que ainda há muito para inventar.

Adoro surpresas.

Tamborim Zim disse...

Amo!!! Tem uma tragicidade e uma presença magnéticos...