quinta-feira, 26 de julho de 2012

A inimitável virtude da atenção

!


Por um se ganha, por um se perde; olho vivo, perna curta; não vá o Demo tecê-las. And so on, and so on. A verdade é que um segundo pode fazer a diferença, até mesmo entre a vida e a morte: adormecer ao volante, dar um passo incauto na estrada, escapar por um triz a qualquer coisa. Noutra dimensão muito menos gravosa mas importante, as coisas diárias: estudos, trabalho, relações. Tresler um parágrafo e entender mal uma ideia, ou mesmo reter a ideia oposta, falhar uma resposta porque não se sinalizou a mensagem recebida na caixa de e-mail, desperceber detalhes importantes nos que nos rodeiam por causa da pressa, ou do simples arrastar pelo quotidiano, ou por "erros de simpatia" banais.

A atenção é uma grande e nobre virtude. Um triunfo valiosíssimo, uma distinção das pessoas, prestações, atitudes e destinos.

Estar atento, ficar atento. Trabalhar concentradamente, deixar que o entusiasmo e o rigor sejam parceiros na liderança das tarefas que temos à frente. Ser com o outro e não somente estar com ele. Não tenho dúvidas de que se todos aumentássemos expressivamente os níveis da nossa atenção e a sua qualidade, este Mundo seria um lugar muito, muito melhor. E que seríamos mais felizes.

Atenção.

Sem comentários: