domingo, 1 de julho de 2012

Os melhores apelos

- Amigos da Zim, por favor, deem-nos água!...
- Obrigado!... Salvaram o meu dia.

As melhores, mais genuínas chamadas de atenção são as que visam ir ao encontro dos sofrimentos objetivos de diferentes seres que povoam este complicado mundo. Hoje, no FB, vi um pedido tão puro, essencial e simples quanto... a água.

Explico: é Verão e já começaram os dias de calor, aquele que queima e comanda a sede. Para nós, humanos, é muito simples beber um copo de água (enquanto a houver) e levarmos litros dela para o trabalho, como aguadeiras modernas. Como sabemos, porém, as aves têm um contínuo trabalho de procurar o que beber e o que comer. Voam milhas, cansadas, também com calor, preocupadas com os filhos e com a sua própria sobrevivência.

Qual é o apelo? Vamos deixar uma tacinha de água nas varandas, e se possível noutros pontos como jardins, ruas, onde outros animais podem também beber, enfim, onde a secura impera e uma gota será um tesouro tão bem-vindo.

Camaradas, água não se nega a ninguém, nem racional nem senciente. É umA ação concreta e que representa o melhor de nós. Sejamos empáticos e não esqueçamos, embalados no nosso conforto ou no correr apressado dos dias, o sofrimento dos nossos companheiros, que nem sempre cantam de alegria.

2 comentários:

Imperatriz Sissi disse...

Que lindo apelo! Tenho sempre o cuidado de deixar água no jardim, se bem que no meu caso é um presente envenenado e sou obrigada a mil cautelas: moro num sítio com muita passarada, mas tenho muito gato...

:(

Tamborim Zim disse...

Pois, e eu já afoguei uns mosquitinhos à conta da caixinha com água...fazemos o q podemos.Beijins Imperatrix.