domingo, 15 de janeiro de 2012

Meu Nome Não é Johnny - mais um fantástico do Brasa

Meu Nome Não é Johnny (trailer)

Selton Mello

Aproveitando mais uma brecha da indiscernível bonomia do meu bichano (estou quase certa de ser proprietária de um pc bipolar), aqui fica o trailer desta outra pérola entusiasmante do moderno cinema brasileiro, cuja realização é assinada por Mauro Lima: Meu Nome Não é Johnny. Mais uma vez vejo com a distância de alguns anos um filme que data de 2008, mas o prazer não se apouca perante esta demasiada ponte do tempo.

A realização é vívida e a história, conforme apanágio do melhor que tenho visto do cinema do País-Irmão, totalmente invasiva, fluída, e contada com uma racionalidade temperada de alucinação e torvelinho emocional. Sentimo-nos no fio da navalha, como o João que não é Johnny. O meteórico envolvimento de um menino bem-nascido da zona Sul do Rio de Janeiro no circuito internacional do tráfego de droga, a velocidade, a hecatombe e o drama que o facto projeta na sua vida e nas suas relações e na dicotómica lealdade-deslealdade a si mesmo é maravilhosamente bem contado na película que se cola aos olhos e à cabeça. E faz-nos questionar sobre o já clássico tema do crime, do castigo, da não compensação e do sistema prisional, da reabilitação, da oportunidade e da perdição.

Selton Mello, um dos meus atores preferidos, volta a ser magnífico (viram-no como João da Ega na magistral adaptação de Os Maias?) e "rouba" as cenas e os espectadores. Fabuloso, sem reservas.

Este filme é baseado numa história real e os extras do DVD merecem também o nosso interesse.

Um cinema-vida que simplesmente arrasa.

Sem comentários: